terça-feira, 26 de julho de 2016

Uma água nunca é apenas uma água

“Ele me deu uma maçã, uma garrafinha de água e em poucos meses estávamos namorando”, minha professora me contando como ela e seu marido começaram a namorar. Por incrível que pareça, várias histórias de relacionamento na China começam com uma garrafinha d´água ou um pacote de biscoito. Pra nós brasileiros pode não fazer sentido nenhum, mas na China, uma água nunca é apenas uma água.

O povo chinês, como muitos de nós sabemos, na grande maioria é um povo muito reservado, não gosta de se expressar diretamente e é as vezes até considerado tímido. E na hora de namorar? Como que o rapaz vai dar em cima da moça? É aí que a garrafinha vem pra ajudar.

Existem várias maneiras de um chinês expressar para uma menina/mulher que ele gosta dela, chamando-a para o cinema, dando-lhe uma água, um suco ou até mesmo um chá gelado (bebida em geral) sem que ela tivesse pedido, oferecer para carregar sua bolsa. Todas essas são indiretas, ele pode até nunca confessar, mas que ele sente algo especial por ela ele sente.

Múltiplas vezes recebi sucos, chás e bolinhos de chineses e depois fui informada que eles estavam interessados em mim,  já me pediram em casamento, e eu tinha apenas 17 anos, hoje lembrando disso eu rio, e na época eu também ri, a final, o que eu podia responder? Chegou um momento que eu não sabia se recebia mais nada dos rapazes chineses, vai que indiretamente eu estava aceitando o “pedido de namoro”, pois isso também já aconteceu sem eu saber.

Aos meus 14 anos, eu estudava em um internato, no final do dia eu voltava para casa mas os outros alunos moravam na escola. Tinha um rapaz que ofereceu pra mim e para minhas irmãs um biscoito que era vendido na vendinha da escola, e quem era eu para recusar? Eu aceitava, todas as vezes. 2 anos depois, quando eu estava na universidade, conheci o irmão mais velho desse rapaz do internato. Quando eu descobri que eram irmãos eu comentei que havia estudado com fulano seu irmão e ele veio logo me responder dizendo que sabia bem quem eu era e que sabia também que eu era apaixonada pelo irmão mais novo dele!!! Foi aí que percebi que todas aquelas vezes que eu aceitava o biscoito eu estava “alimentando o amor do pobre coitado”.



Pois é, nada na China é tão simples quanto parece, aceitar um convite para ir ao cinema ou um convite para um almoço a dois pode ter um significado muito mais profundo do que você imagina.  Chega um momento que você não sabe mais se um ato foi apenas por educação ou se no dia seguinte você já seja uma mulher com status “em um relacionamento sério”.

2 comentários:

  1. Porem, o fato de não se casar por amor, mas sim pelos bens, pelas poses, me parece muito cruel. Principalmente se você for o amor que não pode acontecer pois você não atende os requisitos para ser casar com tal pessoa.

    ResponderExcluir
  2. Que interessante, mais um conhecimento pra mim sobre eles...valeu!��

    ResponderExcluir