quinta-feira, 23 de julho de 2015

É isso mesmo? (China x HongKong)

A alguns dias, uma matéria ficou viral na internet onde o autor compara, de forma exagerada, os costumes, estilo de vida e cultura entre os chineses que moram na China e os que moram em Hong Kong. Muitos internautas criticaram seu ponto de vista e outros concordaram em partes, mas o que será que intrigou tanta gente?


1.       Não importa se for rico ou pobre, se estiver de calça ou de saia, para os chineses parece muito mais prático simplesmente abaixar onde estiver para descansar do que ter que ir atrás de algum lugar para sentar, pelo menos é mais higiênico assim. É difícil se acostumar no início, mas depois de um tempo você nem sente mais tanta vergonha se precisar descansar nesta “posição”.



2.       A comida chinesa varia 360º dependendo da região, há regiões onde a comida é óleo puro e mergulhada na pimenta, em outras a comida é a base de massas, em outras ela é mais “exótica”. Entretanto, não há porque se desesperar, os chineses costumam beber chá durante as refeições, alguns até o dia inteiro para limpar o organismo, isso explica o porquê conseguem ser tão magros.


3.       Na China, o conceito de lose face/perder a face é muito evidente no dia a dia das pessoas, resumindo, os chineses nunca devem fazer alguém passar vergonha, e o contrário também se aplica, devem sempre elogiar uns aos outros, mesmo que as vezes seja pura “falsidade”, para eles, isso faz parte da educação básica. O coração de vidro não deveria representa o fato de não saberem aceitar críticas, o ato de criticar simplesmente não faz parte da cultura.



4.       Hoje estive passeando no Paraguai, e em certo momento fui ao banheiro do maior shopping da cidade e por um minuto me senti na China, as lembranças todas desse “momento único” voltaram. Só posso dizer que eles não estavam em dia com a higiene, ou a faxineira estava doente. Já vi banheiro de todos os tipos na China, uns “piores” que os outros. Uma vez, em viagem ao interior da China, o ônibus parou em um posto onde todos desceram para usar o banheiro, o banheiro público era totalmente aberto, sem divisão nenhuma, as mulheres usavam como se não tivesse nada demais, mas eu, como uma boa brasileira, sabia que não conseguiria usar aquilo e então fui procurar outro banheiro por perto juntamente com mais uma amiga. Fiquei muito feliz ao ver que poucos metros dali havia outro banheiro. A porta do banheiro estava com um cadeado meio aberto, abri e fui entrando, para minha surpresa, estavam criando patos e galinhas ali dentro. Hoje fico relembrando e vejo como eu era corajosa pois hoje em dia talvez eu tivesse dado outro jeito mas no dia eu dividi o banheiro com as aves. Essa é apenas uma das histórias de “banheiro” chinês que já vivi, e de uma coisa posso afirmar, em quase qualquer outro lugar do mundo, o banheiro comparando ao da China, é colírio para os olhos/nariz/alma.



5.       O número 4 na China realmente não é muito popular, pois soa como o caracter ”morte”, eles tentam evitar o número 4 em placas de carro, números de celular e até preços de produto, entretanto, nunca vi um prédio sem o número “4” na China, em HongKong e Macau já vi várias vezes. A ausência do número “6” não faz muito sentido (na foto), pois na China, é um número que traz sorte.