quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

8 Coisas que só acontecem na China

Cada lugar do mundo tem suas peculiaridades, mas nesse sentido a China está sempre em primeiro. Tenho vários posts sobre coisas que só vemos na China e quando você acha que a situação não pode piorar, os chineses sempre se superam.

 Algumas empresas colocar cercas pouco abaixo das janelas para impedir que seus empregados cometam suicídio, a pressão da sociedade a da família de um trabalhador chinês é tão grande que muitas vezes o leva a preferir a “paz” da morte.



 Existe uma lei para turistas se comportarem. Os turistas já trouxeram muitos problemas em muitas ocasiões para o governo, então hoje, existe uma lei que proíbe os turistas de não se comportarem, sem contar que nas cidades, é cheio de pôsteres e cartazes ensinando os moradores locais a também serem educados com os turistas.

As crianças são substituídas pelas mais bonitinhas. Na abertura das olimpíadas de 2008, um fato que chocou o mundo foi que a menina que estava “cantando” no palco não era a que realmente cantou a música. O Governo achou que a verdadeira cantora era muito feia e a substituiu por uma mais bonita na qual só dublou. Isso é algo comum na China, além de ter talento, tem que ser bonito(a).



Casais se divorciam para poderem comprar mais imóveis. Uma lei recente limitou 2 imóveis a cada pessoa ou casal, quem tinha interesse em comprar mais de 2 imóveis encontrou o divórcio como solução. Cada um compra 2 e continuam morando junto.

Ricos pagam substitutos (dubles) para irem para a prisão. Quando eles são condenados à prisão, o que muitos fazem é pagar um substituto, equivalente a um duble para cumprir a sentença em seu lugar.


Pais contratam jogadores online para matar o personagem de seus filhos. Recentemente, XiaoFeng se desligou da empresa onde trabalhava e passou os dias jogando online, não procurava trabalho e não tinha mais perspectiva de vida.  O que seu pai fez foi contratar excelentes jogadores que pudessem derrotar seu filho até que ele desistisse de jogar.

 Cidades sem moradores são comuns na China. O crescimento desenfreado do país fez com que construtoras construíssem cidades e mais cidades, porém, muitas delas ficaram vazias, não era necessário tudo aquilo.



Programas da TV eram baseados em entrevistas com crimosos do corredor da morte. Isso servia não só de entretenimento, mas também de exemplo para a população. O programa foi tirado do ar após ser comentado pela BBC, o governo chinês ficou preocupado com a impressão que a China estava passando para o resto do mundo.





terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Saúde na China- Parte 2/3

Você ficou doente e foi para o hospital, o médico te pede uma pilha de exames e você já sabe que vai ter que cancelar todos os seus compromissos porque vai levar um chá de cadeira, isso quando os exames não são feitos em outros lugares. Seja para esperar a sua vez na hora de fazer um exame ou para esperar o resultado do exame. Não adianta, no Brasil TUDO demora mesmo.

Já expliquei no post Saúde na China 1/3 como funciona a visita ao médico. Depois que o médico passa a lista dos exames, nos mostram também onde os mesmos serão realizados, nunca tive que sair do hospital para fazer um exame mais elaborado em uma clínica própria. Pra que complicar?!? Os exames de sangue são feitos na hora, na maioria das vezes sem fila e em 30-40 minutos o resultado sai. Assim vai, enquanto espera o resultado de um, faz o outro exame, raio X por exemplo, as vezes leva até 1 hora, muito tempo para quem não é acostumado. Enquanto no Brasil alguns exames levam 10, 15 dias ou até 1 mês para sair o resultado, na China, exames de gênero algum passam para o dia seguinte.

Lembro me dos exames que fazíamos na escola chinesa, um desses era o exame de sangue, eram realizados de uma maneira bem diferente, todos nó ficávamos em fila, a enfermeira pegava uma pequena agulha e fazia um pequeno furinho no nosso dedo, quando saía uma gota de sangue ela pegava um pequeno sugador, sugava a gotinha de sangue e colocava diretamente em uma máquina, na mesma hora saía um papel dessa máquina com algumas informações e resultados e logo era a vez do próximo aluno. Tudo não levava mais de 60 segundos.




Em alguns hospitais, geralmente os públicos, ao chegar no hospital você recebe um cartão, este cartão deve ser recarregado com dinheiro na boca do caixa. Por exemplo, você colocou 200 rbm nele, na hora de fazer um exame de sangue, o valor é de 50 rbm, você passa o cartão como se fosse um cartão de débito, exame pago exame feito. Muitas vezes, alguns exames podem ser feitos na própria sala do médico e lá, você já passa o cartãozinho na máquina, igual quando fazemos compra no supermercado. Se for necessário reabastecer o cartão é só fazer isso na boca do caixa, e se houver saldo no cartão no final da consulta, é só pedir o reembolso, ele é pago na hora em dinheiro, sem demora, sem burocracia.


Outra coisa importante, se você está em um país estrangeiro não adianta teimar com o povo local. Eles fazem o que fazem a centenas ou milhares de anos e dá certo. Já vi muitas vezes brasileiro rejeitarem a fazer exames e tratamentos que os médicos chineses passavam só porque não era o que o paciente tinha em mente, eles não faziam e também não melhoravam, assim não dá.

Enquanto na China o paciente já foi curado, no Brasil ele morre sem antes dar tempo de fazer o exame. 

sábado, 24 de janeiro de 2015

Garota chinesa atropelada múltiplas vezes - China vs Brasil

O que dizer de uma situação dessas? Uma menina que se perdeu dos pais foi atropelada duas vezes e só foi socorrida pela sua mãe depois de ter passado 18 pessoas que a ignoraram.


Você deve estar se perguntando: Porque ninguém ajudou? Porque ninguém simplesmente não chamou a polícia?

Eu morava na China quando isso aconteceu e tive a oportunidade de questionar os próprios chineses por que tudo aconteceu desta maneira, eles me responderam dizendo que poucos meses antes houve um caso onde um velhinho foi atropelado por um carro, o carro fugiu e um jovem foi prestar socorro, o jovem queria apenas ajudar mas o idoso atropelado queria muito mais, ele se sentia no direito de receber uma indenização e como o motorista fugiu, o jovem que o socorreu foi culpado. Desde então muitos passaram a acreditar que é melhor cada um cuidar da sua vida, pelo menos nessas horas.

Outro caso que aconteceu por volta de 2010 foi que uma garotinha estava andando na rua quando um caminhão acidentalmente a atropelou, neste momento a menina caiu ferida, o motorista, ao olhar pelo retrovisor viu que a menina estava sangrando porém ainda consciente, engatou a marcha ré e passou por cima dela novamente, isso aconteceu 7 vezes até ele se certificar que a menina estava morta. Mas por que???!!! Eu me perguntei isso na época então fui questionar alguns amigos chineses mais uma vez e confesso que eu não estava esperando aquela resposta. Eles me disseram que se a menina morresse, o caminhoneiro teria que pagar uma indenização para a família da vítima como consolo, entretanto, se ela tivesse apenas ficado com sequelas, ele teria que pagar durante a vida inteira, porque pior ter um filho aleijado do que um filho morto. O que ele não sabia era que ele estava sendo filmado.



Isso não acontece só na China, essa menina atropelada representa todos os problemas ignorados pelo governo brasileiro, representa a esperança do povo brasileiro, a esperança que quase não existe mais, todos tentam ignorar os problemas, passam por cima ou fazem de conta que não veem e quando percebem que a menina está lá caída, passam longe para que a culpa não caia sobre eles.


Em que mundo estamos vivendo? Quando o amor ao “próximo” deixa de existir, qualquer outra forma de amor torna-se hipócrita e vazia, os valores estão invertidos, e o único alvo a ser atingido é a exaltação e proteção de si mesmo. 

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Saúde na China- Parte 1/3

Imagina se chegássemos no hospital com algum mal estar e em 2 horas saíssemos de lá medicados e com atendimento de primeira, no Brasil, até em hospitais particulares está difícil, quem dirá nos públicos.

Nos anos que morei na China fui várias vezes aos hospitais, fosse para tratar de problemas físicos ou traduzir para amigos, uma coisa era certa: A eficiência.


No ano de 2004, em viagem ao brasil, tive que ir ao oftalmologista, o hospital público não conseguiu identificar o problema e me indicaram a uma clínica particular, o valor da consulta foi R$500,00. Sabemos que saúde particular no Brasil é cara, um pequeno procedimento dentário pode custar até milhares de reais, uma cirurgia no hospital público pode levar meses para acontecer e pelo particular pode custar dezenas de milhares de reais, não há muito o que fazer.

Os hospitais na China, independente de públicos ou particular cobram, não acho isso errado, principalmente porque o valor é muito baixo e as coisas funcionam.

Para começar, a consulta varia de 2,00RBM (equivalente a 0,80 centavos de real) e 50,00RBM (20 reais), nunca paguei mais de 3,00 reais por uma consulta na China, os valores mais altos são para quando o paciente procura um médico com anos de experiência, geralmente algum chefe de setor ou cirurgião que também atende consultas.

A primeira coisa a se fazer quando chega no hospital é entrar na fila para pagar a consulta, geralmente tem até 3 pessoas na sua frente e em poucos segundo você está sendo atendido. Depois de pago esse valor irrisório da consulta te encaminham para a sala do médico e mais uma vez, sem necessidade de pegar fila. Entrou na sala, começa a consulta, os médicos na maioria das vezes são simpáticos e amigáveis, conversam com o paciente sem pressa alguma. Depois de examinar o básico ele encaminha o paciente para fazer alguns exames.


Os exames são pagos na boca do caixa, onde você pagou a consulta, muitas vezes, por excesso de funcionário no hospital, uma enfermeira vai te acompanhar onde você for, ela pega a fila para fazer o pagamento enquanto você pode ficar descansando na cadeira, depois te acompanha até a sala do próximo exame, e ainda por cima oferece o braço pra que você se escore nela.


....Enquanto isso, faltam macas nos hospitais brasileiros. 

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Cuidado ao comprar da China

Você está se planejando para um grande evento, seja casamento, formatura ou apenas quer renovar seu guarda-roupa e ouviu falar que mais vale a pena comprar da China do que qualquer outra alternativa. Bom, as vezes isso é verdade, mas outras vezes o barato pode sair bem mais caro.  Pelo menos foi o que elas disseram:

 
Esquerda: Foto do anúncio; Direita: O que a compradora recebeu



O sonho x a decepção


Super parecido....

Ô tristeza

Cor de ketchup
Bonito...

Passarinho despenado

Essa merecia mais do que o reembolso

Só um pouquinho apapagaiado

Sonho estragado

Era melhor ter alugado no Brasil mesmo

Procurou o mais barato, deu nisso

Uniforme de enfermeira com cauda



Só veio o vestido errado

Coitada, tampou até o rosto


O que que você queria por R$25,00?

Chique, dourado


Passarinho amarelo
1850 x mil novessentos e nunca!


Bom...a cor é parecida...


Da próxima vez antes de fazer uma compra em um site chinês, pense duas vezes em tudo que pode dar errado.


Fonte:http://www.dailymail.co.uk/femail/article-2909093/Angry-brides-share-bridal-gown-horror-stories.html?utm_content=buffera7f5a&utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Dinheiro é tudo

Para muitos chineses, o dinheiro é a coisa mais importante, é uma ferramenta de poder, um instrumento indispensável. Para muitos, ter dinheiro guardado é sinônimo de segurança, outros preferem comprar carros caros e roupas de grife para se exibir, não podemos negar que dinheiro é indispensável, e quem comprova isso é o Li de 30 anos, que acordou de um coma de mais de um ano após sentir o cheiro de uma cédula de 100RBM.

O paciente havia perdido a consciência depois de passar quase uma semana sem dormir navegando pela internet, em busca de uma ideia de negócio, isto aconteceu em agosto de 2013. Médicos de um hospital de Shenzen passaram meses tentando tirar Li do coma, até que familiares do paciente disseram que o dinheiro era o que ele mais gostava. As enfermeiras, então, colocaram uma nota de 100 yuan, perto do nariz do paciente, e Li começou a retomar a consciência.



Conheci muitos chineses que fariam de tudo por dinheiro e fariam ainda mais para mostrar que tinham. Deixavam de comer para andar de carro importado, largavam a família para correr atrás de uma oportunidade de negócios, e mesmo não conseguindo nada tinham que manter as aparências convidando amigos para banquetes que chagavam a custar milhares de dólares.

Entretanto, existe também o outro extremo, aqueles milionários que preferem manter o dinheiro no banco e viver na miséria, como o Chen, que alugou uma quitinete e passou a comer só miojo e usar caixas de papelão como bancos e cadeiras dentro da própria casa.

A geração mais velha gastou todas as energias no trabalho, lutando por dinheiro, se sacrificando por oportunidades mas chegam no final da vida e percebem que não valeu a pena, eles agora tem que trocar o que conquistaram na juventude por saúde na velhice, gastam tudo que ganharam para recuperar o que o trabalho tirou deles durante a vida e muitos estão querendo fazer diferente. Porém, sempre vão existir aqueles que só vivem por $.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

É frio na China?

Uma das perguntas muito questionadas por pessoas quando ficam sabendo que morei na China é se lá é muito frio. Bom, no Brasil, é muito quente? Tudo depende! O inverno no sul do Brasil pode chegar abaixo de 0 grau, mas em compensação, no norte, o calor é eterno.

A China é o terceiro maior país do mundo em área terrestre e tem fronteiras com quatorze nações, mais do que qualquer outro país do mundo. Daí você que o clima vai variar muito de região para região.

Uma das cidades onde morei, Macau, localizada no sul da China, no verão pode chegar a 36Cº, porém, com a umidade de 99%, a sensação de calor é muito maior. Quando morávamos lá, era tão úmido que o chão do saguão do prédio onde morávamos era coberto de papelão, as paredes escorriam água como se tivesse chovendo dentro do prédio, mas lá fora, nenhum pingo de água. No inverno, a temperatura chegava a 10Cº, os ventos eram muito fortes e isto dava a sensação de inverno rigoroso.

Quando nos mudamos para GuangZhou, os verões eram um pouco mais quentes e o inverno poucos graus mais frios, a diferença era que no verão não era tão úmido e no inverno não ventava tanto quanto Macau, proporcionando uma sensação um pouco mais agradável o ano inteiro.

O terceiro destino foi Kunming, a cidade chamada de eterna primavera, isso porque ela variava de 0Cº a 29Cº o ano inteiro, não era considerada nem muito fria, nem muito quente, confesso que eu gostava do clima da cidade. Diariamente, era a cidade com maior variação de temperatura, dependendo da época, podia variar entre 6Cº e 24Cº em um dia, mas anualmente, a temperatura era estável, diferente de Pequim. Por Kunming ser considerada a cidade da primavera, o governo achava que não havia necessidade para aquecedores internos nos prédios, as vezes, dentro de casa era mais frio do que fora, dormíamos com várias meias, com luvas, 4 ou 5 cobertores grossos.


Embora eu não morasse em Pequim, visitei a cidade 5 vezes em diferentes estações, no verão (julho e agosto) o calor era muito intenso, eu suava o dia inteiro(e olha que sou magrinha), era úmido e quente, o que salvava era que a poluição no ar não permitia que o sol atingisse forte a cidade, tudo cheirava a suor. No outono era mais agradável, uma leve brisa refrescava a cidade, e aos poucos o inverno ia se aproximando, e de repente, ele já tinha chegado. A temperatura no inverno chegava a -10Cº, era o suficiente para congelar qualquer água em movimento. Nessas cidades realmente frias, tem aquecedores nas casas e prédios.



Existem cidades na China que no Inverno o frio chega a -30Cº, não me pergunte como uma pessoa vive nesse frio que eu não sei. O frio é tão intenso que a cidade criou o festival de gelo, como ponto turístico e isso atrai os turistas, mas acredito que só o frio em si já é o suficiente para atrair.








terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Um eterno estrangeiro na China

Por razões de trabalho, turismo, estudos dentre outras, muitos brasileiros vão para o exterior e as vezes decidem ficar por lá. Eles acabam se casando com uma pessoa local, conseguem a cidadania ou algum tipo de permissão de permanência vitalícia, a pessoa aprende a língua, vive no país e em pouco tempo já é considerada um deles, na China, isso NUNCA vai acontecer.

Todos nós conhecemos alguém que por alguma razão foi pro exterior e acabou ficando por lá, uma grande parte dos brasileiros que vai “para nunca mais voltar” alega que saíram do Brasil para fugir da violência ou corrupção.

Por eu ter sempre morado no exterior, eu não entendia alguns conceitos básicos da vida, meus pais tinham que renovar meu visto várias vezes por ano, tínhamos amigos que tinham que sair da China e depois voltar pois o visto deles havia sido negado, então para mim, um VISTO era essencial pra podermos viver neste mundo. Um belo dia, eu devia ter em torno de 8 anos de idade, perguntei a minha mãe se as pessoas poderiam viver em algum lugar do mundo sem precisar tirar visto e ela me respondeu: “No país de origem da pessoa. ” Essa é a realidade na China, você só vive lá se tiver visto, ou seja, se você tiver beneficiando eles de alguma maneira, nada de “ Ai, gostei! Acho que vou ficar! ”

Na China, um estrangeiro sempre vai ser um estrangeiro, não importa se ele já morou lá 30 anos, não importa se é casado com chinês, e muito menos se a pessoa fala bem a língua e entende da cultura. Sempre que você tiver com chineses em um restaurante, eles vão elogiar como você sabe comer bem de palitinhos, como você é li hai (fera) porque já se acostumou com a comida deles. Eles sempre vão dizer que o mandarim de um estrangeiro é bom e que ele é inteligente por ter aprendido uma língua tão difícil. Em outras palavras: Você sempre será diferente.


Algumas pessoas me dizem que os chineses elogiam os estrangeiros pensando o seguinte: Eu sei que a nossa língua é difícil, só quem é muito inteligente aprende, eu sei que nós somos fera quando lutamos kungfu, se você conseguiu aprender, você também é muito esperto. Outros acham que eles são muito simpáticos com os estrangeiros, ou talvez seja só por educação.


Não adianta tentar ser igual. Como dizia uma amiga minha “Chinês é chinês, o resto é o resto”. 

domingo, 11 de janeiro de 2015

Alimentos que você só encontra na China

É normal que nosso país pareça estranho aos olhos de pessoas estrangeiras, já que cada cultura é diferente e única. Entretanto, nada no Brasil sequer se compara ao que encontramos na maioria dos mercados da China, onde se vende coisas, no mínimo, muito excêntricas: de tubarões a água diet. Confira abaixo:

Tubarão inteiro

Carne picada embalada como se fosse bala


Melancia em tamanho individual

Combo de óleo de cozinha e suco de laranja


Pilhas de linguiça a granel

Lulas gigantes desidratadas

Tartaguras inteiras

Tonéis de arroz

Água diet, essa deve ser da boa!

Pato assado

Sabor artificial de miúdos de ovelha

Leite de égua em pó

Crocodilos na parte de congelados


Sapos vivos

Roupa íntima masculina anti-bactericida (não é comestível mas não deixa de ser interessante)



Cavalo marinho....Já vou logo te avisando, a próxima foto é pesada, ainda dá tempo de desistir.
.
.
.
.
.
carne de cachorro

Tudo isso, sem contar o piclé de ervilha, o pão doce recheado de feijão, a carne de porco doce desfiada e desidratada, picadinhos de cobra com pimenta e muito mais...



Fonte:http://spotniks.com/28-coisas-bizarras-que-voce-encontra-em-um-mercado-da-china/