domingo, 3 de maio de 2015

Modos e etiqueta chinesa

Visitando uma família chinesa

1. Chegue na hora combinada, se for atrasar avise
2. Tire os calçados ao entrar em qualquer casa
3. Leve um presente para quem você está visitando (frutas frescas, doce para as crianças da casa, algo típico de algum lugar onde você visitou)
4. Receba objetos (presentes, bebidas, guardanapos) com as duas mãos
5. Faça um elogio ao dono da casa (diga que o filho do casal é muito inteligente ou que algum objeto é muito bonito)


Comendo com chineses

1. Deixe os mais velhos se sentarem primeiro
2. Coma o qaunto quiser, quanto mais comer, mais indica que está gostando da comida
3. Experimente tudo que lhe for oferecido (cada uma que eu já passei...)
4. Não pegue o último pedaço/fatia de comida da mesa
5. Você pode encostar o canto da sua vasilha na boca durante uma refeição
6. Sempre deixe um restinho de comida no seu prato/vasilha, para não dar a impressão que o dono da casa não te deixou satisfeito



Presentes chineses

1. Presenteie com as duas mãos
2. Receba qualquer presente com as duas mãos
3. Recuse um presente pelo menos duas vezes antes de receber (todos fazem isso, então quando você estiver presenteando terá que insistir)



Elogios

1. Os chineses gostam de elogiar, Eles vão dizer: "Uau! Seu chinês é muito bom!" mesmo você só tendo dito “olá”. Eles vão te dizer que o seu país é o mais bonito do mundo, embora nunca tenham visitado, ou que você é muito bonito ou bonita, que você parece muito jovem, que você tem um nariz perfeito, que a sua pele é muito clara, que você sabe usar os pauzinhos muito bem, mesmo você não sabendo usá-los corretamente ... Eu nunca entendi o porquê disso, não sei se é por educação ou humildade ou qualquer outra coisa.



Vestuário

1. É comum ver homens andando sem camisa em vários países do ocidente, mas na China você nunca presenciará esta cena, os chineses não andam sem camisa, mas quando está muito quente, eles levantam a camisa na parte da barriga e continuam numa boa.
2. Na praia, as chinesas raramente usam biquínis pois elas não gostam de ficar com a pele escura. A sensação de ser a única de biquíni não é muito boa.



Gorjeta

1. Os chineses não dão gorjeta em restaurantes ou bares, mesmo quando dão, muitos garçons correm atrás do cliente para devolver.

4 comentários:

  1. Ótimas explicações! De hoje em diante acompanharei as suas postagens!
    很好!!!

    ResponderExcluir
  2. A parte do elogio é a cultura do saving face/losing face, 面子 (mianzi).

    Para nós é a mais completa e perfeita falsidade. Para eles é o mais básico em ser bem educado.

    E eles esperam isso de você também, então não economize nos elogios forçados ao dono da casa que você visita, ao amigo do amigo que lhe acaba de ser apresentado etc.

    E tomem cuidado com o inverso: Não digam nada desagradável diretamente. Melhor, nunca digam nada desagradável NUNCA a alguém que você deseja iniciar/manter uma boa relação (negócios, amizade, namoro).

    Como nós laowais não conhecemos os detalhes desse comportamento, e isso para os chineses é natural como respirar (razão pela qual eles raramente vão saber explicar isso para você), é melhor deixar eles começarem a falar algo "desgradável" para você (sincero, que não seja um elogio descarado). Se a pessoa faz isso e continua sendo amigável com você, só tem você pode passar a ser mais sincero com essa pessoa.

    Diferença cultural não é mole não!

    ResponderExcluir
  3. Tinha outros conceitos sobre a China (Pais comunista , com governo totalitário) mas essa de não ter Facebook Twiter e essas merdas eu adorei (O governo Brasileiro poderia fazer a mesma coisa) , sério isso só estraga a vida das pessoas...

    Pensava em ir pro Japão , pais que estou apaixonado até fiz curso e Japonês , mas não conseguia emprego , mesmo tendo fluência em Japonês...

    Estou estudando Mandarim a seis meses (Japonês já estudei três anos) , ou seja ainda estou no básico , e já consegui oferta de trabalho na China...

    ResponderExcluir