quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Pena de morte

Será que já paramos para pensar como nosso país seria diferente se fosse praticada a pena de morte? Claro que os direitos humanos não permitiriam tal ato, mas no que isso tornaria o país diferente? Talvez menos assassinatos? Menos corrupção? Menos fraude? Difícil dizer.

Na China, a pena de morte existe desde sempre, mas hoje esta prática está limitada apenas a 55 crimes. Eles incluem: Corrupção, furtos e roubos de valores altos, tráfico de drogas ou armas, assassinato e até crimes de caça contra animais em extinção. Não bastasse esses, qualquer crime que dê mais de 20 anos de prisão também é levado à pena de morte. Ao matar 1 elefante, o assassino pega 5 anos de prisão, matando 4 já é pena de morte visto que neste caso ele seria condenado a 20 anos.

A China executou milhares de pessoas em 2013, muito mais do que as 778 penas de morte aplicadas oficialmente no restante do mundo no mesmo ano. O número de penas capitais aplicadas é um segredo de Estado na China mas estima-se que são realizadas de 3 a 5 mil execuções por ano.



Essa história da família pagar a bala é verdade? Sim, e a um preço bem inflacionado! Porém, a algum tempo a prática da injeção letal está mais sendo comum.

O condenado geralmente fica sabendo que será assassinado apenas 1 dias antes, neste dia, ele tem direito de comer o que quiser e fumar a vontade, só não pode beber. É acompanhado em todos os instantes para evitar que ele se machuque ou fira alguma colega de cela. Eles nunca consegue dormir à noite e ninguém sabe o que se passa na cabeça deles. Passam as últimas horas escrevendo para a família, e mesmo que não tem cultura pede para que alguém escreva.

No dia da execução são levados para a praça de execução e aí percebem o preço do crime quando se veem a minutos da morte, sem poder fazer nada a não ser pedir que o processo seja rápido para menor sofrimento.

Homicídio culposo - nome


Depois da primeira bala, um médico examina se foi fatal, se não for, o criminoso leva mais um tiro na nuca. O número máximo de balas utilizadas para uma única pessoa em um execução foi 5. 

2 comentários:

  1. É um assunto delicado a pena de morte no Brasil, mas acredito que seria eficiente em certos casos. Principalmente em crimes hediondos, tráfico de drogas e, bom, corrupção seria interessante também.

    ResponderExcluir