quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Os maiores desafios de morar na China

Muitas pessoas me perguntam: “Como devo me preparar para morar na China, o que preciso aprender ou saber?”. Os desafios são muitos, e mesmo depois de morar 15 anos na China, ainda não tinha me acostumado com muitos dos costumes chineses.

O maior desafio de morar na China, pelo menos no início, é sempre a língua. O mandarim é uma das 4 línguas mais difíceis da modernidade. Se você for pensar bem, a língua foi criada a milhares de anos e desde então, pouco mudou. A gramática é diferente, não se conjuga verbo mas ao mesmo tempo existem regras difíceis para um brasileiro entender, muitas frases são de trás para frente e se você tentar jogar uma frase longa no tradutor, vai entender do que estou falando. Você conseguiria morar em um país sem conseguir se comunicar por 2 anos? Esse é o tempo que um brasileiro leva em média para conseguir conversar em nível intermediário.

A cultura é outro ponto importantíssimo que abrange todos os aspectos. Desde a ética na mesa, um simples cumprimento, até na hora de fazer uma compra no mercado. O chinês é muito curioso, ele acredita que têm o direito de saber de tudo da vida alheia, mas muitas vezes é querendo ajudar mesmo, dando uma opinião, nessas horas, você não pode se estressar, apenas sorria para não dizer não.



A comida, para quem não é acostumado, também pode ser um grande desafio, em algumas regiões, os alimentos são muito apimentados, descem como fogo, em outras, as comidas são bem exóticas (estrela do mar, gafanhotos, sopa de cobra). Existem pratos que depois de ouvi falar, quase passei mal. Depois de morar muito tempo na China, você aprende a fazer o pedido no restaurante com comidas mais “normais”. É comum quando o estrangeiro viaja para a China, ter problemas de barriga pela falta de costume de comer algo diferente (bem diferente) e ele se encontra na necessidade de usar o banheiro onde estiver.  

Falando em banheiro, primeiro deixo claro que cheguei na China em 1997, os banheiros eram “triste”, e até hoje, continuam sendo na maioria dos lugares. Conversando com alguns brasileiros, perguntei para eles qual é o maior desafio de morar na China, e vários responderam que são os banheiros. Já houve caso onde o brasileiro entrou no banheiro, eram 2 buracos para 8 homens, enquanto os dois usavam, os outros 6 ficavam de braço cruzado assistindo e esperando a vez, esse brasileiro não conseguiu e foi “usar o banheiro” no milharal mais próximo. Conheci também uma brasileira que ficou uma semana sem conseguir usar o banheiro e no último dia de viagem, deixou um “presentinho” no box onde ela tomou banho.

Para pais que têm filhos, é muito difícil encontrar a escola ideal já que se trata de outro país. Existem algumas opções, colocar o filho em escola chinesa, onde ele vai estudar das 8:00 as 17:00 e ainda vai levar muito dever de casa para fazer, colocar os filhos em escolas internacionais de padrão norte americano ou europeu que custam milhares de dólares por mês, e existem também grupos de estudo que reúnem várias famílias e os próprios pais ensinam seus filhos, isso é reconhecido nos EUA (homeschool).



Morar na China não é fácil e não tem como se preparar, as vezes, mesmo depois de anos não dá para aceitar tudo. É tudo questão de diferenças culturais. 

6 comentários:

  1. Ei Karina!

    Tenho muita curiosidade de saber qual o período de férias da universidade para quem foi estudar mandarim?

    ResponderExcluir
  2. Camila, geralmente tem férias de verão a partir de meado de julho e agosto inteiro, as aulas recomeçam em setembro. As férias de inverno começam no meio de janeiro e vão até o início de março. Somando no total 3 meses de férias e 9 de estudos no ano.

    ResponderExcluir
  3. Karina, Boa noite,

    Estive pensando em fazer doutorado ou uma parte dele (sanduiche) na China. Acabei o Mestrado já. Faço mandarim há quase um ano já me preparando para tal viagem. Entretanto, após ler o que você postou ni seu blog, não sei mais se quero ir pra China não. Pra mim o pior problema é a situação nojenta dos banheiros que você comentou e a comida de lá. Para quem está acostumado com o feijão, arroz, carne e salada, trocar isso tudo por grilos, escorpiões, gafanhotos e seja lá o que for não te me atraido mais não... Bom, você sabe se no meu caso seria dificil conseguir alguma vaga em alguma universidade boa de engenharia civil na capital da China?
    Grato e parabéns pelo seu blog.

    ResponderExcluir
  4. Sim, os banheiros são complicados, mas a gente se acostuma...Já sobre a comida, se vc quiser comer uma comidinha brasileria vai ter que fazer em casa mesmo, e isso, só se você achar feijão pra vender, pq feijão preto e marrom na China, só importado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina! Moro na China e compro feijao do taobao mesmo, branco ou preto, sendo o preto mais caro.

      Excluir