domingo, 9 de novembro de 2014

10 curiosidades sobre a China


1. O território chinês abrange 4 fusos horários, mas todo país adota o mesmo horário de Pequim. O que faz o sol nascer às 4 da manhã no leste do país, e no oeste, às 9 da manhã.

2. Os chineses são muito supersticiosos. Os andares 4, 14 e 24 de muitos prédios não existem, porque som do 4 é parecido com o da morte. Celulares terminados em 4 ou com muitos 4 são bem mais baratos, e muito utilizados por estrangeiros.


3. A China tem mais porcos do que a soma dos 43 países que a seguem na produção da carne suína. Ou seja, quase metade dos porcos do planeta são criados por fazendeiros chineses.

4. É comum o hábito do arrotar durante a refeição. É uma demonstração de que aprovou a comida.

5. Os bebês chineses andam com a bunda de fora. Sim, as roupas têm buracos no bumbum do bebê. E em último caso, vai na rua mesmo.





6. As transmissões de redes internacionais de TV apresentam 9 segundos de atraso. É o tempo suficiente para que o censor tire a rede do ar caso constate que a notícia é ofensiva aos interesses chineses.

7. As políticas do período mais intenso do comunismo fizeram da privacidade na China um item menos importante do que propaga a cultura ocidental. Sendo assim, a curiosidade pela vida alheia se tornou algo muito comum para os chineses, seja pelo puro interesse pessoal ou para descobrir se algo de errado está sendo feito

8. Os chineses usam banheiros de tamanho mínimo e mobiliado apenas com um buraco no chão. Tutorial de como usá-lo aqui.


E em muitos lugares, sem portas!

9. No comércio local, dois costumes chamam bastante a atenção dos turistas desavisados. Gorjetas serão recusadas e, se você insistir, provavelmente um funcionário irá atrás de você para devolver o dinheiro. Agora, se for mal atendido, melhor deixar para lá. Reclamar a alguém pode fazer a pessoa rir de você.

10. A cada dez famílias chinesas, pelo menos três possui um dos avós vivendo junto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário